sábado, 14 de maio de 2011

A TRILHA DO CONHECIMENTO


SÍNTESE DA EXPERIÊNCIA


A “Trilha do Conhecimento” é um recurso didático baseada no jogo da trilha, mas em formato gigante, onde os peões a andar na trilha são os próprios alunos. Consiste numa trilha confeccionada em pano de algodão e com o uso de dados gigantes, sendo que os jogadores desenvolvem a caminhada, respondendo aos questionamentos, que são perguntas relacionadas ao conteúdo da disciplina estudada em sala de aula, durante o percurso de quarenta e dois passos.
É uma prática pedagógica que mantém o interesse e motivação dos alunos, os quais  não ficam passivos durante o jogo, mas devem responder várias perguntas sobre a disciplina ou determinado assunto durante a trajetória. Assim, além da sorte, o aluno deve ter conhecimento do assunto para avançar mais rapidamente na trilha e chegar ao final. A trilha pode ser adaptada a todas as disciplinas, sendo necessário somente trocar as perguntas. Serve também para avaliar o desempenho dos educandos e revisar conteúdos, podendo ser aplicado na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio.



OBJETIVOS



- Propiciar aos educandos prazer no aprender e rever conteúdos;

- Usar a ludicidade e o movimento em sala de aula;

- Melhorar o interesse dos educandos pelos conteúdos estudados em sala de aula;

- Desinibir os alunos, através da participação nas atividades.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA


            A “trilha do conhecimento”, baseada no jogo da trilha, foi desenvolvida inicialmente como forma de brincadeira e divulgação das atividades de separação do lixo e de reciclagem, atividades estas trabalhadas em sala de aula com alunos da 6ª série do ensino fundamental, em forma de projeto, visando conscientização sobre a temática ambiental. A trilha foi utilizada para apresentar o projeto aos demais alunos da escola. Como a receptividade de todos alunos foi muito grande, foram adaptadas as questões para a disciplina de ciências que eu lecionava na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, município de Giruá (RS), sobre animais, plantas e corpo humano.
            A atividade consiste numa trilha em tamanho gigante, confeccionada em tecido de algodão cru, medindo 4m x 2,5m, pintada com tinta para tecido, num total de quarenta e dois passos para o aluno percorrer, sendo que nesta seqüência constam, entre os números, dez interrogações em vermelho. Fazem parte do material, dois dados com arestas de 18 cm, numerados de 1 a 6, além de uma relação de perguntas sobre a disciplina  e  seis setas em EVA cor laranja, sendo que estas últimas podem ser deslocadas na trilha conforme o interesse do professor, pois não estão fixadas no material e servem para indicar algumas tarefas durante o trajeto, dispostas em cartões confeccionados em EVA, com atividades relacionadas à disciplina, conforme a criatividade do professor e objetivos que ele espera que sejam alcançados pelos alunos,  a serem realizadas pelos jogadores durante o percurso.
            Durante o jogo podem participar de três a quatro jogadores. Os participantes jogam o dado e andam conforme a marcação dos mesmos. Se o jogador parar sobre uma interrogação (?), deverá responder uma pergunta da disciplina. Acertando, anda duas casas para frente. Errando, deve voltar uma casa. Além das interrogações, existem as setas, indicando para uma atividade descrita em cartão de EVA, para o jogador realizar ou responder, caso parar sobre o local da trilha onde estiver uma delas. No cartão também está escrito qual o procedimento se acertar ou errar a tarefa.
            A atividade foi  utilizada posteriormente nas aulas de matemática para trabalhar a tabuada, propriedades e sentenças matemáticas. Também foi solicitada emprestada por professores de outras disciplinas para trabalhar com seus alunos.
            Durante a culminância de um projeto de incentivo à leitura, desenvolvido com alunos das séries iniciais do ensino fundamental, as questões da trilha foram adaptadas ao assunto, sendo oferecido aos alunos a oportunidade de “jogar” na trilha que, na ocasião foi chamada de “trilha da leitura”, com questões sobre personagens infantis de histórias em quadrinhos, contos de fadas e outros. A atividade foi muito disputada pelas turmas e, à pedido das professoras, ficou à disposição das séries iniciais durante mais alguns dias, a fim de reforçar alguns conteúdos trabalhados em sala de aula e também sobre as histórias infantis trabalhadas em aula com estas séries.
            O trabalho também foi apresentado na mostra de trabalhos escolares do município e apresentado em seminários, com grande interesse dos participantes, devido a possibilidade de utilização da mesma nas mais diversas áreas do conhecimento.
            Continuo utilizando a trilha para revisar conteúdos em todas as séries, além de avaliações da aprendizagem dos mesmos, somente alterando as questões e os cartões em EVA com as tarefas a serem realizadas pelos participantes. Portanto, é necessário somente interesse e criatividade para a atividade se adaptar ao objetivo proposto.


            

RESULTADOS OBTIDOS


            A atividade pedagógica “trilha do conhecimento” foi muito bem recebida pelos alunos das diversas séries na disciplina de ciências, os quais demonstraram grande interesse e euforia, participando ativamente das atividades, melhorando a atenção às aulas para que pudessem “ganhar” no jogo da trilha.
            A atividade foi solicitada diversas vezes pelos alunos para revisar os conteúdos da disciplina,  o que proporcionou melhora na aprendizagem, pois enquanto os colegas andavam na trilha respondendo às questões, os demais tinham atenção redobrada nas respostas, fixando o conteúdo das aulas e, na hora das avaliações, apresentaram melhoras significativas no rendimento escolar, com maior conhecimento do assunto.
            A trilha também foi utilizada para avaliar o aprendizado dos educandos, propiciando ao educador condições para verificar as falhas na aprendizagem, para assim interceder de forma correta e sanar estas dificuldades.


AVALIAÇÃO


            A avaliação é uma forma representativa das relações entre aluno, aprendizagem, professor, escola e vida. Ao analisarmos as interações que se processaram com a experiência, verificamos uma melhora significativa na auto-estima, no interesse, participação, no entrosamento entre colegas,  relacionamento com o professor, capacidade de concentração e, principalmente, na aprendizagem das disciplinas trabalhadas e diminuição da evasão escolar.
           
             
ANEXOS:

QUESTÕES TRABALHADAS:

TRILHA DA LEITURA (alunos das séries iniciais)

1. Quem derrubou a casa dos três porquinhos?
a. Heitor
b. A vovó
c. Chapeuzinho Vermelho
d. O lobo Mau

2.  Quem foi morar na casa dos sete anões?
a. A bruxa malvada
b. Branca de Neve
c. Rapunzel
d. A bela adormecida

3. Quem tem um espelho mágico?
a. A bruxa malvada
b. A rainha má
c. Branca de Neve
d. A bela adormecida

4. O que a bruxa malvada deu à branca de neve?
a. Uma varinha encantada
b. Uma sacola de diamantes
c. Uma maçã envenenada
d. Uma laranja

5. Ela foi engolida pelo lobo:
a. Chapeuzinho Vermelho
b. A vovó de Chapeuzinho
c. A Minie
d. Rapunzel

6. Ele não era o filho da pata:
a. O patinho feio
b. A galinha dos ovos de ouro
c. Tio Patinhas
d. O Pato Donald

7. Ele é o namorado da Minnie:
a. Pateta
b. Gastão
c. Mancha Negra
d. Mickey

8. Quem beijou a princesa adormecida?
a. O sapo
b. O príncipe encantado
c. O lobo mau
d. A sua mãe

9. O que Chapeuzinho Vermelho levou para sua vovó?
a. Uma caixa de bombons
b. uma cesta de doces
c. Uma galinha recheada
d. Um buquê de flores

10. Ela perdeu o sapato no baile:
a. Cinderela
b. Branca de Neve
c. Rapunzel
d. chapeuzinho Vermelho

11. É a amiga gulosa da Mônica:
a. Minnie
b. Magali
c. Margarida
d. Clarabela

12. Aladim viaja em cima de:
a. Um tapete mágico
b. Um cavalo branco
c. Um burro
d. Um camelo

13. É o primo sortudo do Pato Donald:
a. Peninha
b. Gastão
c. Tio Patinhas
d. Luizinho

14. Quantos fios de cabelo tem o cebolinha?
a. Três
b. Quatro
c. Cinco
d. Seis
15. Qual brinquedo a Mônica usa para bater no Cebolinha?
a. Uma boneca
b. Um coelho
c. Um urso
d. Um gato

16. É a namorada do Pato Donald:
a. Margarida
b. Clarabela
c. Minnie
d. Mônica

17. São os sobrinhos do Pato Donald:
a. Tico e Teço
b. Huguinho, Zezinho e Luizinho
c. Cícero, Heitor e Prático
d. João e Maria

18. É o talismã de sorte do Tio Patinhas:
a. a moedinha número 1
b. A caixa forte
c. A piscina de moedas
d. O cofre

19. De que material é feita a casa do porquinho Prático?
a. Palha
b. Madeira
c. Tijolos
d. Papelão

20. é o gênio da história do Tio Patinhas:
a. Peninha
b. Professor Pardal
c. Pato Donald
d. Zezinho

21. é o amigo sujo do Cebolinha:
a. Urtigão
b. Cascão
c. Peninha
d. Penadinho

22. Quem tinha um nariz que crescia quando mentia?
a. Lobo Mau
b. Grilo falante
c. Rapunzel
d. Pinóquio

23. Eles vivem assaltando a caixa-forte do Tio Patinhas:
a. Os Irmãos Metralha
b. João-Bafo-de-Onça
c. Mancha Negra
d. Donald e Peninha

24. Quantos ladrões há na história de Ali Babá?
a. 20
b. 30
c. 40
d. 50

25. Qual o nome do Gato de Botas?
a. Micifuz
b. Miau
c. Tom
d. Banzé

QUESTÕES SOBRE AS PLANTAS:

1. Como se chamam os seres que produzem seu próprio alimento?
a. Consumidores
b. Autótrofos
c. Decompositores
d. Heterótrofos

2. Como se chamam os seres que decompõem os restos de vegetais e animais mortos?
a. Consumidores
b. Autótrofos
c. Produtores
d. Consumidores

3. Qual o nome do órgão reprodutor masculino da flor?
a. Gineceu
b. Androceu
c. Cálice
d. Corola

4. A lâmina achatada e verde da folha chama-se:
a. Perianto
b. Pecíolo
c. Bainha
d. Limbo

5. São caules que se desenvolvem embaixo do solo:
a. Aéreos
b. Aquáticos
c. Subterrâneos
d. Tubérculos

6. É a principal função da folha dos vegetais, importante para os seres vivos:
a. Fotossíntese
b. Respiração
c. Transpiração
d. Gutação

7. É a parte da planta responsável por conduzir a seiva:
a. Raiz
b. Caule
c. Folha
d. Flor
8. É a parte da planta responsável pela fixação dela ao solo:
a. Raiz
b. Caule
c. Folha
d. Flor

9. é o nome do líquido que a planta produz após a fotossíntese:
a. Seiva bruta
b. Seiva elaborada
c. Clorofila
d. Água

10. Substância verde existente nas plantas que lhes possibilita realizar a fotossíntese:
a. Seiva bruta
b. Seiva elaborada
c. Clorofila
d. Água

11. Como se chama a seiva constituída por água e sais minerais que a planta absorve do solo?
a. Seiva bruta
b. Seiva elaborada
c. Clorofila
d. Água

12. Qual dos seguintes itens não é necessário para a realização da fotossíntese?
a. Clorofila
b. Luz solar
c. Gás Carbônico
d. Flores

13. Como se chama o aparelho reprodutor feminino da flor?
a. Cálice
b. Corola
c. Gineceu
d. Androceu

14. Qual a parte da raiz responsável pelo seu crescimento?
a. Colo
b. Região Lisa
c. Região Pilífera
d. Coifa

15. Qual a parte da raiz que a protege contra microrganismos e a aspereza do solo?
a. Colo
b. Coifa
c. Região pilífera
d. Região lisa

16. Qual a região do caule entre dois nós?
a. Nó
b. Gema axilar
c. Broto terminal
d. Entrenó

17. É o nome da região onde termina a raiz e começa o caule:
a. Colo
b. Região lisa
c. Coifa
c. Região pilífera

18. Onde se situam os grãos de pólen?
a. Na antera
b. No estigma
c. No estilete
d. No ovário

19. É o nome do tubo que se forma quando o pólen atinge o estigma:
a. Protetor
b. Estilete
c. Polínico
d. estigma

20. Em que local da flor se situam os óvulos?
a. Antera
b. Estigma
c. Estilete
d. Ovário

21. como se chama uma flor que possui somente Androceu?
a. Unissexuada feminina
b. Unissexuada masculina
c. Hermafrodita
d. Azaléia

22. Qual a região da raiz que absorve água e sais minerais do solo?
a. Coifa
b. Região lisa
c. Região pilífera
d. Colo

23. Qual a região do caule responsável pelo seu crescimento?
a. Nó
b. Entrenó
c. Broto terminal
c. Broto lateral

24. Como se chamam as células existentes nas folhas, por onde entra o gás carbônico?
a. Ostíolos
b. Estômatos
c. Pecíolos
d. Nervuras

25. é o nome dado ao conjunto do cálice e da corola da flor:
a. Tubo polínico
b. Perianto
c. Pedúnculo
d. Haste

26. é um exemplo de caule do tipo tubérculo:
a. Cebola
b. Bananeira
c. Batata inglesa
d. Alho

27. é um tipo de planta que possui gavinhas;
a. Ipê
b. Salsa
c. Chuchu
d. Pessegueiro
[
28. São plantas que possuem acúleos:
a. Rosas
b. Limoeiros
c. Urtigas
d. Cactos

29. São plantas que possuem reserva de água dentro do corpo:
a. Rosas
b. Limoeiros
c. Urtigas
d. Cactos

30. O que são brácteas?
a. Espinhos
b. Folhas modificadas
c. Flores
d. Acúleos

31. Como se chama a haste que liga o estigma ao ovário da flor?
a. Filete
b. Estilete
c. Antera
d. Óvulo

32. É a haste que prende a flor ao caule:
a. Filete
b. Estilete
c. Antera
d. Pedúnculo

33. São plantas que não possuem vasos condutores de seiva:
a. Musgos
b. Samambaias
c. Orquídeas
d. Avencas

34. São os órgãos reprodutores das samambaias:
a. Ovários
b. Acúleos
c. Algas
d. Esporos

35. São plantas inquilinas:
a. Orquídeas
b. Samambaias
c. Algas
d. Liquens

36. qual dos itens abaixo não é raiz?
a. Beterraba
b. Rabanete
c. Nabo
d. Cebola

37. A bananeira é um caule do tipo:
a. Bulbo
b. Tubérculo
c. Haste
d. Rizoma

38 Qual a parte comestível da batata inglesa?
a. Raiz
b. Caule
c. Folha
d. Flor

39. é um tipo de raiz comestível:
a. Cebola
b. Alho
c. Batata inglesa
d. Mandioca

40. É formado por pétalas coloridas:
a. Cálice
b. Corola
c. Gineceu
d. Androceu

QUESTÕES SOBRE OS ANIMAIS

1. Qual é o tipo de respiração dos insetos?
a. Traqueal
b. Pulmonar
c. Branquial
d. Cutânea

2. Qual dos seguintes animais é pecilotérmico?
a. Galinha
b. Gato
c. Peixe
d. Vaca

3. Qual dos seguintes animais é homeotérmico?
a. Lagartixa
b. Pato
c. Peixe
d. Cobra

4. Como se chamam as larvas dos anfíbios?
a. Alevinos
b. Mariposas
c. Girinos
d. Ecdises

5. Como se chamam as larvas dos peixes?
a. Alevinos
b. Mariposas
c, Girinos
d. Ecdises

6. é um animal do grupo dos répteis:
a. Lagartixa
b. Marreco
c. Peixe
d. Perereca

7. é um animal do grupo dos anfíbios:
a. Lagartixa
b. Marreco
c. peixe
d. Perereca

8. São animais exclusivamente marinhos:
a. Equinodermos
b. Peixes
c. Anfíbios
d. Moluscos

9. É um ser vivo que sofre metamorfose:
a. Peixe
b. Pato
c. Cavalo
d. Borboleta

10. Como é a respiração dos anfíbios?
a. Traqueal
b. Cutânea e pulmonar
c. Cutânea e branquial
d. Branquial

11. Os peixes se classificam em:
a. Escamados e sem escamas
b. Ósseos e cartilaginosos
c. Marinhos e terrestres
d. Condrictes e escamados

12. É um anfíbio venenoso:
a. Jararaca
b. Aranha marrom
c. Mariposa
d. Sapo

13. Capacidade de regenerar partes perdidas do corpo:
a. Ecdises
b. Metamorfose
c. Crescimento
d. Regeneração

14. São animais dotados de esqueleto calcário com espinhos:
a. Cactos
b. Equinodermos
c. Esponjas
d. Hidras

15. São animais que possuem as pernas articuladas e três pares de patas:
a. Percevejos
b. Carrapatos
c. Sanguessugas
c. Baratas

16. Possuem glândulas mamárias e pelos em todo o corpo:
a. Mamíferos
b. Aves
c. Répteis
d. Peixes

17. Possuem penas e asas:
a. Mamíferos
b. Aves
c. Répteis
d. peixes

18. Nome dado aos animais que põem ovos, mas o embrião se desenvolve dentro do ovo, fora do corpo materno:
a. Vivíparos
b. Ovovivíparos
c. pecilotérmicos
d. Ovíparos

19. Nome dado aos animais que põem ovos, mas o embrião se desenvolve dentro do corpo materno:
a. Vivíparos
b. Ovovivíparos
c. pecilotérmicos
d. Ovíparos

20. Nome dado aos animais cujo embrião se desenvolve dentro do corpo materno:
a. Vivíparos
b. Ovovivíparos
c. pecilotérmicos
d. Ovíparos

21. As aranhas possuem:
a. Três pares de patas
b. Quatro pares de patas
c. Dois pares de patas e dois pares de quelíceras
d. Três pares de patas e um par de palpos

22. Fazem parte do grupo dos moluscos:
a. Esponjas
b. Estrelas do mar
c. Caranguejos
d. Lulas

23. A cobra cega é um:
a. Anelídeo
b. Ofídio
c. Anfíbio
d. diplópode

24. É um anfíbio ápode:
a. Sapo
b. Cobra cega
c. Salamandra
d. Tritão

25. É um anfíbio do grupo dos anuros:
a. Sapo
b. Cobra cega
c. Salamandra
d. Tritão

26. A respiração dos répteis é:
a. Branquial
b. cutânea
c. Traqueal
d. pulmonar

27. Quantos pares de patas têm os aracnídeos?
a. Dois
b. Três
c. Quatro
d. Cinco

28. Qual dos seguintes seres é um inseto?
a. Carrapato
b. Escorpião
c. Aranha
d. Barata

29. Possuem células urticantes:
a. Equinodermos
b. Hidozoários
c. Aracnídeos
d. Espongiários

30. São seres vivos que não possuem reino:
a. Plantas
b. Bactérias
c. Fungos
d. Vírus.

3 comentários:

  1. Olá Heidi!
    Adorei visitar seu blog está maravilhoso, com sugestões muito criativas.
    Parabéns!
    Abraços Juliana Nadalon

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  2. Olá Heidi!
    Gostei muito do teu Blog!
    Como sempre fizeste um belo trabalho!
    Parabéns!
    Abraço,
    Elaine

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  3. Respostas
    2ª Etapa:

    1) A semelhança da energia através da roda d'água, é uma energia natural com pouco custo. A Elétrica tem grande custo até chegar nas casas, mas ela também é movida pela água.

    2) A energia eólica tem uma hélice que gira com a força do vento, ela tem um gerador que passa por um transformador emitindo em potências de KWH em 110 KWH, 220 KWH ou 440 KWH, conforme a potência do transformedor(aparelho).

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