quarta-feira, 22 de junho de 2011

Alunos da turma 104 do I.E.E.João XXIII

Caros alunos!
Agora que vocês visitaram a webquest no endereço: http://www.webquest.org/criador2/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=2634&id_pagina=1,
para saber quais atividades devem ser realizadas, usem este espaço para postar suas dúvidas ou comentários.
Um abraço e bom trabalho!
Professora Heidi, em 22/06/2011

5 comentários:

  1. prof o saite e de onde foi tirado ou aquele que a senhora deu pra nos no bilhete jessica

    ResponderExcluir
  2. As primeiras rodas d'água, construídas pelos gregos no primeiro século antes de Cristo, eram horizontais.
    Foram substituídas pelas verticais, que podem ser maiores e produzem mais energia.
    A roda d'água até hoje existem nos engenhos de pequenos sítios por todo nosso país e desempenharam
    importante papel, nos séculos passados, em relação a todos os processos de produção de farinha e de
    açúcar.
    Ao girar, pela força da água, movimentam mós de pedra, conjuntos de martelos-pilões, para socar o
    milho ou a mandioca, ou ainda pesados cilindros de ferro para esmagar a cana, extraindo o precioso caldo
    açucarado com que são fabricados; o melado, a rapadura, o açúcar, a aguardente e o álcool. Essas instalações
    quase não diferem das que eram usadas, durante a Idade Média, nos países da Europa.
    Pela roda d’água passamos a água até chegar aos canos que é levada para a caixa d’água que chegara até nossas torneiras.
    As rodas d’ agua não contaminaram ao meio ambiente.Proporcionam de vermos como a natureza e bela.Pois cada dia nos descobrimos varias coisas que o homem e Deus criaram para nos.
    A água batendo nás pás da borda da roda produz uma força motriz no eixo central
    As rodas dagua geralmente são usadas para irrigação e geração de energia.
    Em algumas fazendas costumava usar estas rodas para acionar um moinho de milho para fazer fubá ou acionar uma maquina como um engenho de cana para alambique.
    Nossos geradores podem ser acoplado as estas rodas dagua de madeira robustas ou rodas dagua de ferro como uma fonte de energia alternativa.
    As micro turbinas alterima tem um aproveitamento maior da geração de energia em pequenas quedas dagua.

    A energia eólica pode ser convertida em diversas outras formas de energia através de aero geradores ou aeromotores que podem atuar em conjunto com outros sistemas. Essa diferenciação entre “aerogeradores” e “aero motores” é feita pelo tipo de energia que será produzida, ou convertida, pela turbina eólica para uso final: se for gerada algum tipo de energia mecânica, dizemos que é um aero motor, se for gerada energia elétrica, dizemos que é um aero gerador.
    Os geradores elétricos Alterem são produzidos com os melhores materiais, e podem ser facilmente instalados em propriedades rurais ou diferentes. Os geradores elétricos são produzidos com corrente alternada, sendo portanto alternadores de imã e podendo ser acoplados a motores diesel em micro turbinas e micro usinas.

    A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação.
    A construção de represas quase sempre constitui uma grande empreitada da engenharia civil. Os paredões, de tamanho gigante, devem resistir às extraordinárias forças exercidas pelas águas que ela deve conter. Às vezes, têm que suportar ainda a pressão das paredes rochosas da montanha em que se apóiam
    A energia hídrica, como parte do sector energético, representa um contributo para a sociedade. Com o progresso científico, a energia hídrica, limpa e renovável, poderá ser mais explorada pela humanidade.
    A potencia da fonte de energia é feita pela QUILOWATS que equivale a 1000w.O Gerador é um dispositivo que funciona com a base da introdução eletromagnética.Segundo as condições dividem-se Centrais com barragens com diques ,e água direcionadas ,Tipo misto com curso natural.
    Há mais 45 mil grandes centrais hidroelétricas, além de milhões de outros mais pequenos.Cada dia mais são feitas barragens que no futuro iram nos proporcionar mais energia elétrica e que aos poucos vamos pagando menos porque a água que temos devemos aproveitar ao máximo. Espero que nossos governantes pensem bem antes de desperdiçar o que temos de bom .Espero ter um futuro melhor do que meus pais tenham hoje.

    ResponderExcluir
  3. A água que cai nas pás de madeira vai gerando e a velocidade da energia aumenta ate chegar nos moinhos.
    Dentro do moinho são triturados ;trigo e milho que e confeccionada quirela e farinha que os clientes levam para casa.
    Força da água toca as turbinas das usinas provocando as eletricidade que chega ate nos,”A ENERGIA ELETRICA”
    EX:Usinas de Itaipu,e outras menores.
    Em nossa cidade esta em testes a “ENERGIA EOLICA” que e tocada pelos ventos

    ResponderExcluir
  4. Respostas Roda d'agua
    1)
    A água batendo nas pás da borda da roda produz uma força motriz no eixo central. As primeiras rodas d'água, construídas pelos gregos no primeiro século antes de Cristo,
    Eram horizontais. Foram substituídas pelas verticais, que podem ser maiores e produzem mais energia. Roda d'água horizontal: gira no sentido em que a água bate nas pás. Esquema do funcionamento de uma antiga roda d'água horizontal para moer milho: os grãos caíam de um recipiente afunilado, depositando-se entre as pedras da moenda; a pedra superior era acionada por roda d'água horizontal instalada logo abaixo dela: os grãos, ao serem esmagados, transformavam-se em farinha, que caía num recipiente.
    2)
    Uma forma é o moinho de água, ou azenha, que é um tipo de moinho movido pela água que permite moer grãos, gerar eletricidade, irrigar grandes áreas e drenar terrenos alagados a partir da força da água.
    Esta é a estrutura mais antiga conhecida de aproveitamento da energia cinética das águas dos rios e ribeiros.
    Há centenas de anos que o movimento da água é usado nos moinhos. A passagem da água faz mover rodízios de madeira que estão ligados a uma mó ( pedra redonda muito pesada). Esta, mói o cereal (trigo, milho, cevada, aveia, etc.) transformando-o em farinha.
    Actualmente as corredeiras e quedas da água são usadas principalmente para produzir energia elétrica.
    Hidro significa água. Energia hidráulica é a energia produzida através do movimento da água, podendo ser disponibilizada sob a forma de electricidade, ou diretamente sob a forma de energia mecânica (movimento de rotação).
    Quando chove nas colinas e montanhas a água escorre para os rios que se deslocam para o mar. O movimento ou a queda da água contém energia cinética e energia potencial que pode ser aproveitada como fonte de energia.
    Normalmente constroem-se diques que param o curso da água acumulando-a num reservatório a que se chama albufeira ou represa. Noutros casos, existem diques (açudes) que não param o curso natural da água, mas obriga-a a passar por um desvio que a leva até o moinho.
    A transformação da energia contida nos cursos de água em energia aproveitável pode ser feito por meio de uma turbina ou de uma roda de água.
    Quando se abrem as comportas da barragem, a água presa passa pelas lâminas da turbina (ou pela roda de água) fazendo-a girar, usando a força motriz da água.
    A partir do movimento de rotação da turbina o processo repete-se, ou seja, o gerador ligado à turbina transforma a energia mecânica em electricidade. Isto é o que acontece na maior parte das barragens.

    ResponderExcluir
  5. 1)Qual a semelhança da produção da energia através das pás da roda d'água com a energia eólica?

    As Usinas Eólicas aproveitam a força da velocidade dos ventos para gerar eletricidade.
    São grandes hélices (como cataventos gigantes) instaladas em altas torres ou em locais altos. Esses locais devem ser privilegiados do ponto de vista de ventos. É necessário que haja vento, de preferência bem forte, o tempo todo.
    No dia em que não tiver vento não será possível a geração de energia elétrica.
    A grande vantagem da usina eólica é que não existe nenhum tipo de poluição,é uma energia limpa.
    Quanto maior as turbinas maior é a produção de energia eólica passa pelas pás,pelo eixo e por fim chega ao gerador que se transforma em eletricidade.

    2) Escrevam com suas palavras um roteiro do funcionamento da energia eólica desde o giro das hélices até a produção de energia.
    E que com os ventos soprando forte o gerador da mais forca para girar quanto mais grandes as pás gera mais energia pode gerar5,2 milhões kWh/ano o suficiente para gerar ate 600 residências com esse energia não prejudica a o abastecimento de energia para a população.

    ResponderExcluir