quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atividades 1º ano - Lei da Inércia

Manifestações da inércia dos corpos podem ser notadas em diversas ocorrência do dia a dia, como na situação proposta a seguir, em que constataremos a inércia do repouso de uma moeda.

Material necessário:
* 1 moeda de 1 real ou equivalente;
* 1 placa retangular bem lisa, de acrílico ou papelão;
* 1 copo de vidro transparente.

Procedimento:
Coloque a moeda sobre a placa e esta sobre a boca do copo, apoiando todo o conjunto em cima de uma mesa. cuide para que durante o procedimento o copo não desloque.
Ao puxar vigorosa e rapidamente a placa, na direção horizontal, você perceberá a moeda cair dentro do copo, atingindo seu fundo.

Para você responder:
1) Com base nos conceitos de força resultante e peso, e também na 1ª Lei de Newton, escreva uma explicação para o fenômeno observado.
2) Se a placa retangular fosse bastante áspera, ainda assim a moeda cairia no copo?
3) Se você puxasse a placa retangular lentamente, ainda assim a moeda cairia no copo?
4) Considere um enorme bloco de gelo em forma de paralelepípedo apoiado sobre a carroceria de um caminhão inicialmente em repouso em uma estrada reta, plana e horizontal. Despreze qualquer atrito entre o gelo e a superfície de apoio, bem como a resistência do ar. Se o caminhão arrancar, imprimindo um movimento acelerado, o que acontecerá com o bloco de gelo? Justifique sua resposta com base em princípios físicos.

Fonte: HELOU, GUALTER e NEWTON, Física, Ensino Médio Volume 1, Saraiva, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário